Citroën planeja importar C2 VTS para pegar Mini e smart fortwo

Primeiro, a BMW finalmente se decidiu a vender o Mini oficialmente no Brasil. Depois, a Mercedes-Benz percebeu que há potencial de crescimento para os urbaninos e anunciou que venderá o smart fortwo em São Paulo para testar reações. A Fiat, mais discreta, mostrou o 500 e disse estar estudando sua vinda (ela está praticamente certa). A Citroën, que não é boba nem nada, não anunciou nada, mas já anda testando no Brasil o C2 VTS, modelo ideal para enfrentar essa "turminha da pesada": modelos pequenos, racionais e sofisticados, com preço equivalente. Quem flagrou o carrinho, ganhando placa verde, de testes, foi o jornalista Rodrigo Samy, do site WebMotors.



Com 3,67 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,46 m de altura e 2,32 m de entreeixos, o carrinho tem um porta-malas de meros 166 l, mas, em um veículo assim, isso é o que menos importa.

O C2 VTS usa o mesmo motor 1,6-litro 16V dos modelos nacionais. Isso daria à Citroën a opção de oferecê-lo em versão flex, não fosse o fato de o C2 VTS ter mais força e potência: são 125 cv a 6.500 rpm e 143 Nm a 3.750 rpm, o que provavelmente se deve a um comando mais bravo de válvulas. Pneus 195/45 R16 garantem uma aparência bastante agressiva. Afinal, quantos carros de 3,66 m têm rodas de aro 16"?

Importado da França, o carrinho não teria um preço lá muito baixo, mas também não é esse seu objetivo. Ele seria um modelo de nicho, de imagem, trazido para não deixar a Citroën de fora de um segmento que, nos próximos anos, promete crescer bastante. Se você flagrar algum pela rua e quiser nos enviar as fotos, fique à vontade para encaminhá-las ao e-mail ghruffo@motordicas.com.br.












Fonte: WebMotors

Volvo XC60 será vendido no Brasil a partir de R$ 138,5 mil

A Volvo experimenta no Brasil um momento especial. A marca nunca vendeu tantos veículos por aqui, um impulso que se deve principalmente ao C30, um modelo que vende tanto segurança, marca registrada da empresa de origem sueca, quanto beleza. Outro veículo que promete o mesmo sucesso é o novo XC60, apresentado no Salão do Automóvel. Não só pelos itens já citados, mas também por preço. Ainda que não seja pouco, R$ 138,5 mil é um valor bastante razoável em seu segmento.



O novo utilitário médio, ou crossover, como se convencionou chamar veículos que não têm marcha reduzida, mas dispõem de tração integral permanente, será vendido no Brasil em três versões. A de entrada, XC60 Comfort, é a que custa R$ 138,5 mil. Há ainda a XC60 Dynamic, por R$ 156,5 mil, e a XC60 Top, por R$ 165,9 mil. A diferença está basicamente nos equipamentos de série, uma vez que a motorização é a mesma para todos, um seis cilindros em linha de 3 litros e 285 cv. Também são comuns o sistema City Safety, que tenta evitar colisões a até 30 km/h freando o carro sozinho, a tração integral permanente, banco do motorista com regulagem elétrica e a transmissão automática de seis velocidades.

A Dynamic traz banco do passageiro com regulagem elétrica, sistema BLIS, que informa se há algo nos pontos cegos do veículo, Bluetooth, sensores de estacionamento na frente e atrás, faróis de xenônio ativos e rodas de aro 18". A Top traz tudo isso mais teto de vidro, sistema de partida e abertura das portas sem chave, sistema de som de alta fidelidade e de controle da qualidade do ar, entre outras coisas menos significativas.

Se isso ainda parece muito dinheiro, basta lembrar que o Ford Edge oferece muito menos e custa quase a mesma coisa que a versão Dynamic do XC60, um veículo que, além disso, é mais recente e ostenta uma marca que justifica um preço de automóvel de luxo. Se os pontos de vendas ajudarem, ele deve se tornar mais um sucesso da marca no país.






Fonte: Volvo

n2a Motor apresenta mais um produto, o Anteros

O primeiro veículo da n2a (Not Two Alike, ou não há dois iguais) tornou a empresa mundialmente conhecida. Apreciado ou detestado, o 789, modelo inspirado nos Chevrolet 1957 e nos Impala 1958 e 1959, foi construído sobre a plataforma do Corvette Z06. Serão feitos apenas cem deles, tanto em versão conversível quanto em versão fechada. Agora, a empresa de construção de carros personalizados ataca com o Anteros, também construído sobre a base do Corvette Z06, mas com outras fontes de inspiração: modelos italianos e britânicos.



O carro terá três versões: XTM Roadster, XTS Targa e XTR Hardtop. Como a base mecânica é a mesma do Z06, o Anteros conta com o belo motor V8 LS7 para empurrá-lo adiante. Para quem não se contentar com a potência padrão do V8, a n2a oferece a opção de compressor mecânico, que o leva a 650 cv, com um consumo, prometido, de 11,9 km/l. Melhor seria oferecer o motor LS9, do Corvette ZR1, que já vem, de série, com os 650 cv.

Observadores atentos vão reconhecer, no Anteros, elementos de Ferrari, Maserati, Osca, Jaguar e Aston Martin, ainda que os detalhes de estilo italianos sejam os mais evidentes. Para quem quer um carro norte-americano com aparência européia, essa pode ser uma excelente pedida.














Fonte: n2a Motors

Bentley apresenta versão T do conversível Azure

Se a Rolls-Royce sempre foi conhecida por ser o supra-sumo do luxo, a Bentley aliava sofisticação a uma preocupação com desempenho. O novo Azure T, conversível de 500 cv, 1.000 Nm, 2.695 kg e 5,41 m de comprimento é um testemunho dessa máxima em seu mais alto grau



Variante mais forte do Azure, o T usa o mesmo motor V8 de 6,75 litros, auxiliado por turbos gêmeos (um para cada bancada de quatro cilindros). Em termos de aparência, seus diferenciais são rodas maiores, de aro 20", entradas de ar "Le Mans" e saídas de ar duplas.

Ainda que não houvesse elementos externos distintivos, quem pudesse se colocar atrás do volante desta máquina perceberia rapidamente a diferença. O Azure T chega à máxima de 288 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 s. O porta-malas, em relação ao tamanho e porte do Azure T, é pequeno: meros 310 l, em grande parte devido ao recolhimento da capota.

Sem distribuição oficial no Brasil, a Bentley deve começar a vender o Azure T muito em breve (a data certa ainda não foi divulgada). O que é certo é que o nome da versão não poderia ser mais adequado do que esse.







Fonte: Bentley

Que opções altas e com bom porta-malas há no mercado por até R$ 35 mil?

"Boa tarde, Gustavo. Estamos à procura de um modelo de carro alto, que nos proporcione porta-malas grande para viagem com a famí­lia e espaço interno confortável e amplo. Temos duas filhas pequenas, ou seja, duas cadeirinhas nos bancos traseiros e precisamos de espaço para mais uma pessoa.

Gostaria de sua opinião para um modelo novo de R$ 25 mil a 35 mil, considerando desempenho e manutenção, além dos critérios mencionados acima.

Obrigada por nos ajudar,

Fernanda Santos"


Eu é que agradeço pelas perguntas, Fernanda.

Uma boa compra sempre começa pelo quanto se pode gastar. No seu caso, de R$ 25 mil a R$ 35 mil. Isso já elimina uma série de possibilidades. Para começar, não há um veículo novo que seja alto e com bom porta-malas nessa faixa de valor.

Por alto eu entendo ou utilitários ou minivans. A não ser que você vá dirigir em estradas de terra, não recomendo os primeiros. Eles gastam mais, são menos ágeis, mais caros e menos estáveis que modelos comuns, ainda que pareçam mais seguros e transmitam uma falsa sensação de controle do trânsito.

Com relação às minivans, as que podem oferecer o que você quer estão todas em um nível de preço muito mais alto. Novas. Usadas, há uma série de opções.

Há muitas minivans importadas, mas elas são grandes e a manutenção não é tão tranquila quanto a dos modelos nacionais. Como você quer algo de manutenção mais em conta, deixemos elas para lá.

A primeira recomendação é a Chevrolet Zafira, a maior delas. Por R$ 35 mil você consegue comprar uma até 2003. Ela é considerada bastante resistente de mecânica, ainda que seja um pouco gastona. Para as crianças, além de bastante espaço nos bancos, também há um porta-malas grande o suficiente para carregar banheira, carrinho etc. Há fixações de cadeirinha ISOFIX, padrão internacional de segurança. Aliás, se o modelo que você escolher não tiver fixações ISOFIX, é melhor você escolher com mais calma. A vantagem da Zafira sobre as concorrentes é que ela tem sete lugares.

A Citroën Xsara Picasso pode ser comprada até no modelo 2006 por R$ 35 mil. A vantagem dela sobre a Zafira é que ela pode ser comprada no modelo com motor flexível em combustível, o que, dependendo de onde você mora, pode representar uma boa economia no custo do abastecimento. O porta-malas, de 600 l, também é generoso e a posição de dirigir, alta, deve atender muito bem o que você deseja.

Também existe a Renault Scénic, que, por até R$ 35 mil, existe até o modelo 2005, também com opção de motor flex, ou Hi-Flex, como a Renault o chama. Das três, é a que tem consumo mais baixo de combustível. Em compensação, o sistema de fixação ISOFIX não está presente. O porta-malas também não é tão grande quanto o das concorrentes.

Uma opção final é a Fiat Doblò, uma multivan bastante espaçosa e com posição alta de dirigir. Com R$ 35 mil, é possível comprar até um modelo 2005 com motor 1,3-litro, mas o ideal é um modelo mais forte, 1,6-litro, um pouquinho mais velho.

Contra todas elas pesa a idade avançada, mais um motivo para você comprar um modelo usado: quando novas versões destas minivans entrarem no mercado, as seminovas tendem a sofrer desvalorização maior que as usadas.

Bugatti Veyron se transforma em objeto de arte em Autostadt

Já dissemos dezenas de vezes que o Bugatti Veyron é uma obra de arte de engenharia, uma obra prima, mas agora a Volkswagen conseguiu provar esse fato sem margem para discussões. Com a ajuda do artista Olaf Nicolai, a marca criou uma sala em Autostadt, seu espaço dedicado ao automóvel, no qual todas as coisas são como espelhos, inclusive o próprio Veyron.



A idéia é permitir ao visitante se ver refletido no carro e nas paredes, indefinidamente, para permitir que ele se sinta parte do cenário, que crie um senso de identidade com o ambiente. Indo ainda mais longe, permitindo que ele perceba que é parte do que possibilitou a existência do Veyron: a engenhosidade humana. Agindo como Narciso, há uma chance de nos apaixonarmos pelo que podemos realizar. Se o espelho for um Veyron, então, as chances são ainda maiores.

Fonte: CarPages

VW Gol é eleito o Carro do Ano pela revista Auto Esporte

O resultado era mais do que esperado, mas a concorrência, ferrenha, deu margem a dúvidas. Mesmo assim, a vitória do VW Gol como Carro do Ano 2008 na eleição realizada pela revista Auto Esporte com o auxílios de jornalistas especializados de todo o país, consagrou o carro mais vendido do Brasil também como o principal lançamento deste ano.



Excelentes produtos, como o novo Ford Focus e o Renault Sandero, um carro médio com preço de pequeno e três anos de garantia, também ameaçaram levar o prêmio, mas a dimensão do lançamento da VW ofuscou as qualidades dos adversários, especialmente por esta ser a terceira vez em que a VW adota uma nova plataforma para seu campeão de vendas.





Além do VW Gol, o Audi A4 levou o prêmio de Carro Premium do Ano, o Chevrolet Captiva o de Utilitário do Ano e o BMW X6, o de Utilitário Premium do Ano. A Audi, mais uma vez, sai como a grande vencedora da noite. Além de emplacar o A4 como venceder de uma categoria, levou mais dois prêmios, "Motor abaixo de 2-litros" e "Motor acima de 2-litros", respectivamente com o 2-litros TFSI e com o 3,2-litros V6 FSI.





Fonte: Auto Esporte

R$ 8.426.519,20. Foi isso que custou esse belo McLaren F1 1997

Em outubro, um leilão no Reino Unido, chamado "Automobiles of London", registrou várias marcas históricas, mas uma delas merece todo o destaque possível. Seja pelo valor de venda, seja pelo veículo envolvido. Foi lá que um McLaren F1 1997, considerado por muitos como o carro mais perfeito já construído, atingiu o recorde de venda de 2,53 milhões de libras esterlinas, ou exatos R$ 8.426.519,20 pelo câmbio de hoje. Muito dinheiro? Pode parecer mas olhe as fotos abaixo. Elas devem explicar o caso sozinhas, mas nós daremos uma força.



Projetado por Gordon Murray, o McLaren F1 teve apenas cem unidades fabricadas de 1993 a 1998 (uma delas destruída por Rowan Atkinson, o criador de Mr. Bean). Com 4,29 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,14 m de altura e 2,72 m de entreeixos, ele pesa apenas 1.140 kg e é empurrado para a frente por meio das rodas traseiras.

Em 1998, ele atingiu a velocidade máxima de 386,7 km/h, tornando-se o carro de produção em série mais veloz do mundo. Ele conseguiu manter o recorde até 2005, quando foi superado pelo Koenigsegg CCR, modelo sueco com motor turbo. O V12 BMW de 6,1-litros que o McLaren F1 usava era aspirado e rendia 627 cv a 7.500 rpm e 69 kgm entre 4.000 rpm e 7.000 rpm.

O segredo estava no baixo peso e excelente aerodinâmica, conseguido com o uso de materiais leves, como fibra de carbono e titânio. Prova de que o carro é uma jóia foi o uso de ouro no compartimento do motor. Esse metal dissipa melhor o calor, sem um ganho significativo de peso. Vai chegar um dia em que os R$ 8.426.519,20 serão considerados uma pechincha para ter na garagem uma obra de arte desse quilate.







Fonte: RM Auctions

Leitor está em dúvida entre Ford Focus e Peugeot 206

"Boa tarde! Encontrei 2 carros que me chamaram a atenção para financiar:

* Peugeot 206 1.4 ano 2005 - completo + couro
* Ford Focus 1.6 ano 2004 - completo - único dono

Os dois estão em torno de R$ 29 mil.

Qual deles valeria mais a pena? Os dois ou nenhum deles?

Obrigado pela ajuda,

Claudio Souza


Claudio, obrigado pela consulta. Em primeiro lugar, minha recomendação é que você faça a cotação de seguro dos dois carros com o seu perfil. O mais barato já lhe dará uma idéia de custo de manutenção e problemas com roubo.

O Ford Focus é um hatch maior e mais espaçoso do que o Peugeot 206, além de ter motor mais forte. O contraponto é que ele gasta mais combustível e que só passou a ter versão flex em 2007, como modelo 2008. O 206 de 2005 já apresenta motor flexível, o que pode representar uma excelente economia no final do mês, dependendo de onde você vive.

Ambos já têm modelos novos no mercado, que devem substituí-los quando as vendas das versões mais antigas caírem o suficiente para isso. Se você estivesse pensando em um modelo novo, poderia ser mal negócio devido à desvalorização, mas, em se tratando de usados, o risco é bem menor.

No que se refere a preço, o Peugeot está com um valor muito acima da tabela. A versão Feline, a mais equipada, tem um valor de tabela por volta de R$ 28 mil, enquanto o Focus GLX, o mais completo, sai pelos R$ 29 mil a que você se refere. Certifique-se com relação às versões dos carros: se o 206 não for o Feline e se o Focus não for o GLX, seus valores de tabela são mais baixos, ainda que eles sejam completos. Não pague a mais por itens de série que não são originais do carro.

Com esses dados em vista, sua decisão evidentemente deve pender para o que melhor atender a suas expectativas. Se você tem família grande, com filhos adolescentes, e precisa de um modelo maior e mais confortável, o Focus é uma excelente pedida. Se prefere um modelo menor, que consiga usar álcool e que seja mais econômico, o 206 se encaixa melhor em seu perfil. Lembre-se, de novo, de ver o seguro. Este é um custo muito importante nas despesas anuais que você terá com seu novo carro.

Se precisar de mais alguma ajuda, avise!

Um abraço,

Gustavo

Ferrari apresenta o Scuderia Spider 16M, limitado a 499 unidades

Os rumores de que a Ferrari preparava uma versão mais leve do F430 Spider foram confirmados hoje, com a apresentação, no circuito de Mugello, do novíssimo Scuderia Spider 16M, edição comemorativa do 16º título de construtores da empresa italiana, limitada a 499 unidades.



O novo carro tem peso a seco 80 kg inferior ao do F430 Spider "normal", com 1.340 kg (o peso em ordem de marcha é de 1.440 kg). O motor V8 de 4,3 litros, capaz de gerar 510 cv a 8.500 rpm e 470 Nm a 5.250 rpm, empurra o Scuderia Spider 16M a 100 km/h, do 0, em 3,7 s e aos 315 km/h de máxima. É bom lembrar que esse monstro é conversível, o que torna seus números de desempenho ainda mais impressionantes. Até o consumo é digno de nota: 6,4 km/l. Muita gente estaria feliz se ele fizesse 3 km/l!

Os 499 felizardos escolhidos pela Ferrari para ser donos do carro poderão escolher entre duas opções esquema de cores: a padrão, preta e cinza no interior, e a opcional, com listras tricolores nas cores da bandeira italiana, parte do programa de personalização Scaglietti.

Ao contrário de modelos antigos, nos quais a performance era desculpa para um interior bastante espartano, o Scuderia Spider 16M faz algumas concessões ao conforto, como o iPod Touch de 16 Gb, personalizado para a Ferrari, integrado ao sistema de som de alta fidelidade do carro e com um espaço especialmente reservado a ele no console central.

Cá entre nós, ainda que alguns proprietários do carro queiram ouvir música, a maioria vai se dar por satisfeita com o urro do motor e com a contemplação da plaquinha de prata sobre as saídas de ar centrais que indica que aquele Scuderia Spider 16M não é para quem quer, mas para quem pode. Um privilégio reservado a apenas 499 pessoas no mundo todo.










Fonte: Ferrari