Aston Martin planeja reviver marca Lagonda com utilitário feio de doer, o Lagonda Concept

Quando a Aston Martin divulgou que traria a Lagonda de volta ao mercado, muitos esperavam que ela fosse oferecer um sedã atraente e luxuoso aos consumidores. Tão atraente quanto o One-77. Este é o problema com altas expectativas. Quando elas são frustradas, a frustração é tão alta ou maior que a expectativa. A marca britânica apresentou sua idéia para o retorno da Lagonda. Será um utilitário, representado pelo Lagonda Concept, mostrado no Salão de Genebra. E será feio que dói, como se pode ver abaixo.



Alguns dizem que o carro é pessoalmente muito melhor do que nas fotos, mas nós duvidamos. De acordo com a Aston Martin, o veículo é direcionado a mais países do que os esportivos que ela costuma fabricar. Será voltado a países emergentes.

O protótipo usa motor V12, possivelmente o mesmo usado pelo DBS, e tem tração nas quatro rodas. A Aston pretende oferecê-lo também com motor a diesel, propulsão híbrida e até capaz de consumir combustíveis renováveis, como etanol. Esperemos apenas que a empresa consiga deixar o utilitário mais interessante antes de ele ser lançado, em uma data não inferior a 2012. Pelo menos eles terão tempo de sobra para consertar...




Source: Aston Martin

Koenigsegg e NLV seguem tendências automotivas com o Quant

Atualmente o mercado automotivo segue algumas tendências bem fortes. Cupês de quatro portas são uma delas, como Porsche Panamera, Lamborghini Estoque e Aston Martin Rapide podem provar. A outra são carros elétricos. Você pode ver que Chevrolet Volt, Tesla Roadster e Fisker Karma reforçam essa ideia. O fabricante sueco Koenigsegg conseguiu adotar as duas de uma vez só com o NLV Quant. Ou quase.



Como a foto mostra, o Quant não tem quatro portas, mas sim duas, enormes e no estilo asa-de-gaivota, que dão acesso aos quatro lugares do carro, que tem 3,10 m de entreeixos. O comprimento é de 4,88 m, com 1,34 m de altura e 2,02 m de largura.

A NLV é a empresa que desenvolveu as baterias e o sistema de recarregamento solar, apenas auxiliar. Na verdade, chamar o sistema FAES (Flow Accumulator Energy Storage, algo como armazenador de energia de fluxo, seja lá isso o que queira dizer) de baterias pode ser injusto. Até porque essas baterias, cuja tecnologia não é revelada, podem ser recarregadas em 20 minutos e têm uma autonomia de 500 km. Elas são, de longe, as melhores do mercado até agora, se a Koenigsegg conseguir cumprir com o que promete.

Como já se espera do fabricante sueco, o Quant é capaz de atingir uma excelente performance. Seu coeficiente de arrasto aerodinâmico é de 0,27, com um peso bruto projetado de 1.780 kg. Impulsionado por dois motores elétricos no eixo traseiro capazes de fornecer 512 cv e 715 Nm desde 0, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 s e atingir uma máxima de 275 km/h. As rodas são de liga-leve de aro 22", com pneus Michelin 245/35 ZR22 na frente e 265/35 R22 na traseira.

Fora isso, o Quant tem um sistema de recarregamento por luz solar que é revolucionário. Ele vem de um filme desenvolvido pela NLV e que envolve toda a carrocceria do veículo. Os preços estão para ser definidos, mas o carro será definitivamente colocado à venda em um futuro. Quanto mais próximo, melhor.











Fonte: Koenigsegg e NLV

VW e Bosch dão adeus ao tanque de partida a frio com o Polo E-Flex

Nenhum carro a álcool ou flex atual consegue lidar com 100% de álcool. Nem lá fora, onde se usa E85, ou seja, um álcool misturado a 15% de gasolina, nem por aqui, onde temos o tanquinho de partida a frio com gasolina. As coisas são assim desde que a Fiat apresentou o primeiro carro a álcool de produção em série do mundo, o 147, em maio de 1979. Depois de 30 anos de espera para se livrar do tal tanquinho, que ajuda a não passar raiva em manhãs frias, mas incomoda a cada vez que se visita o posto de abastecimento, Volkswagen e Bosch resolveram dar uma mãozinha. Com o Polo E-Flex.



O novo carro, uma série especial que será vendida a partir do final deste mês por R$ 47,49 mil, virá apenas na cor Preto Magic com um pacote bastante atraente de itens de série, como o ar-condicional digital Climatronic e o sistema de entretenimento e multimídia I-System. Isso ajudará a manter o Polo atraente até a chegada da nova geração do carro, a quinta, mostrada este ano no Salão de Genebra. O carro deve chegar ao mercado no ano que vem. Mas falemos do E-Flex.

O sistema permite que se dê a partida em um carro que usa apenas álcool aquecendo-o a até 120ºC antes de ligar o carro, o que torna a combustão mais fácil. Com isso, o carro pega sem esforços a até -5ºC.

Como tudo tem um preço, o do E-Flex é um processo para ligar o carro, não muito diferente do que existe para ligar um veículo automático, por exemplo. Funciona assim: em primeiro lugar, se vira a chave até a posição "on". O painel se ilumina e uma luz, que parece uma mola com elos separados, acende. Ela é igual à usada em carros a diesel. Quando esta luz se apaga, o que pode levar até 12 s, se a temperatura estiver bem baixa, deve-se pisar no pedal da embreagem e, aí sim, dar partida no carro.

Se algum destes passos for ignorado, o Polo não liga. Tente ligá-lo de uma vez e a chave trava no miolo. Tente ligá-lo sem pisar no pedal da embreagem e acontece a mesma coisa. Para ligar o veículo, deve-se voltar a chave à posição inicial e repetir o ritual, que tende a se tornar automático, com o tempo.

Além de tornar a partida mais rápida e fácil, o E-Flex também ajuda o carro a funcionar de um modo mais suave com o motor frio. Isso porque, mesmo com o tanquinho, os carros flex mais modernos demoram a reagir logo depois que são ligados e a aceleração tende a não ser muito regular.

A explicação para o E-Flex estar presente apenas no Polo, e em uma versão especial, se deve ao fato de a tecnologia ser muito nova. Será que os consumidores vão se acostumar ao processo de partida? Será que o E-Flex não vai dar defeito? Quando essas perguntas tiverem sido respondidas, ele deve ser aperfeiçoado e espalhado para modelos de maior volume, como o VW Gol. Também deve ser exportado, ajudando países mais frios a usar apenas etanol. É uma conquista e tanto para a engenharia nacional.

















Fonte: Volkswagen e Bosch

Chevrolet apresenta o Vectra GT Remix

Depois de apresentar o Vectra Next Edition com motor 2-litros mais potente e econômico, era lógico que a Chevrolet renovaria todos os outros produtos que usam o mesmo motor, como Vectra GT, Zafira e Astra. Enquanto estes dois últimos ainda não mudaram, mas devem mudar em breve, o Vectra GT já adotou o novo motor e uma dianteira diferente, alinhada com a nova identidade visual da marca no mundo inteiro. Ruim foi ele continuar a ser modelo 2009.



Isso porque o Vectra GT que vinha sendo vendido também era modelo 2009. Como não foram criadas versões diferentes que possam diferenciar os dois modelos (e Remix é conversa de marketing, não versão, modelo ou o que seja), o mercado de usados terá dois modelos diferentes de Vectra GT 2009. Isso prejudica aqueles que compraram o carro no começo deste ano, mas, considerando que a GM também apanharia se entrasse com um modelo 2010 agora em março, ela deve ter optado pela solução que menos dor de cabeça lhe trouxesse. Nada é perfeito.

O que melhorou, sem dúvida, foi o motor, que agora desenvolve 140 cv com etanol e 133 cv com gasolina a 5.600 rpm, com torque de 193 Nm com o combustível vegetal e 185 Nm com o fóssil a 2.600 rpm. Antes, o motor gerava 121 cv com gasolina e 127,6 cv com álcool a 5.200 rpm, com torque de 180 Nm com gasolina a 2.600 rpm e 192 Nm com álcool a 2.400 rpm. Ainda não é um GT legítimo, mas já é mais bem disposto.

O preço, mesmo com tantas mudanças, caiu. Foi de R$ 57.784, no GT, para R$ 56.034, enquanto o do GT-X foi de R$ 66.284 para R$ 64.134. Tudo porque o GPS não vem mais no carro, segundo a GM. A desculpa é que o comprador quer escolher seu aparelho. E o sistema de som também não tem entrada para pen-drive porque os clientes preferem cartão SD. Desculpa furada, mas tem quem finge que acredita.








Fonte: GM

Aston Martin revela o One-77 em Genebra pela primeira vez

Quando a Aston Martin decidiu criar seu supercarro, o One-77, ficamos doidos para saber o que a empresa de Gaydon, no Reino Unido, estava preparando. Vimos desenhos do carro e vimos que era bom. Vimos o protótipo e também vimos que era bom. Vimos a ficha técnica e, de novo, vimos que era bom. O preço, acima de 1 milhão de libras, ou cerca de R$ 3,6 milhões, era bom... para a Aston Martin. Mas a melhor parte de todas é o carro de verdade, apresentado no Salão de Genebra. Que máquina extraordinária...



O One-77 será fabricado em uma série limitada, como o nome diz, a 77 unidades. Será impulsionado por um motor V12, o mesmo usado pelo DBS, mas com aperfeiçoamentos. A capacidade cúbica subiu de 6 litros para 7,3 litros. Com a ajudinha da Cosworth, o motor ficou 25% mais leve e pode atingir mais de 700 cv, o que ajudará o carro de 1.500 kg a passar dos 360 km/h e a ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 s. Tudo isso num veículo que consegue ser tão luxuoso quanto qualquer Aston Martin. Mal podemos esperar para vê-lo nas ruas.




Fonte: Aston Martin

Lamborghini apresenta sua máquina mais extrema, o LP 670-4 SuperVeloce

Qual é o Lamborghini mais poderoso já criado? Se alguns de vocês disseram Reventón, erraram. Pelo menos até a abertura do Salão de Genebra. O evento suíço revelou o Murciélago LP 670-4 SuperVeloce, um carro que é 20 cv mais forte e 100 kg mais leve que o Reventón.



O SuperVeloce será produzido em uma série limitada de 350 unidades, o que certamente fará seu preço ser bem mais em conta que o 1 milhão de euros (cerca de R$ 3 milhões) cobrado por um Reventón. O que fará os donos do supercarro ficarem possessos. Não é lá muita gente (só 20 pessoas no mundo todo), mas é gente influente, com certeza. De todo modo, eles devem poder comprar um SuperVeloce quando quiserem.

Com 1.565 kg, o poderoso Lamborghini tem um motor V12 que entrega 670 cv. Com isso, o SuperVeloce atinge 342 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em 3,2 s. Pode ser melhor do que isso? Por enquanto, na Lamborghini, não. Nem com o Reventón.





Fonte: Lamborghini

OFICIAL! - Aqui está o novo VW Polo V!

Para quem teve a paciência de esperar pelos detalhes, que a correria nem sempre permite trazer na hora, seguem aqui os detalhes da quinta geração do VW Polo, um modelo que, dentro de no máximo um ano, estará também no Brasil.



O Polo V tem 3 cm a mais de comprimento e 3 cm a mais de largura, ou seja, 3,95 m de comprimento e 1,68 m de largura, mas o entreeixos é o mesmo do modelo atual, 2,47 m. Até o porta-malas é do mesmo tamanho, 280 l. As mudanças são por questões de segurança e também de aparência. Mesmo assim, o carro é 7,5% mais leve que o modelo atual. Menos peso, como se sabe, representa menor consumo de combustível.

Consumo, aliás, é uma preocupação do novo carro. Será oferecido não uma versão, mas um pacote BlueMotion. Com motor 1.6 TDI de 90 cv, ele chega a 26,3 km/l e emite só 96 g/km de CO2. Se mantiver os dados, ele será, segundo a VW, o carro de cinco lugares a diesel mais eficiente do mundo.

Além dessa opção, também será possível comprar outras sete motorizações: quatro a gasolina (1,2-litro de 60 cv, ou 44 kW, 1,2-litro de 70 cv, ou 51 kW, 1,4-litro de 85 cv, ou 63 kW, e 1,2-litro TSI (turbo) de 105 cv, ou 77 kW) e três a diesel (1,6-litro TDI de 75 cv, ou 55 kW, 1,6-litro TDI de 90 cv, ou 66 kW e 1,6-litro TDI de 105 cv, ou 77 kW).

Para os europeus, o carro estará à disposição a partir de julho. Para nós, só em 2010, com a mesma plataforma do modelo atual, ou seja, a PQ24 com aperfeiçoamentos. Aliás, espere por novidades maiores. Literalmente.





















Fonte: Volkswagen