Novo Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil a partir de R$ 269,9 mil

A Mercedes-Benz, como de costume, demorou pouco tempo para começar a vender no Brasil o novo Classe E, um veículo repleto de tecnologia e com um desenho que tem tudo para agradar de gregos a troianos, ou de descolados a conservadores, se você preferir. Vendido no Brasil inicialmente em duas versões, a E 350 e a E 500, o carro terá preços, respectivamente, de R$ 269,9 mil e R$ 375 mil.



O novo Classe E foi apresentado ao público pela primeira vez em março de 2009, no Salão de Genebra. O W212, como é chamada a nova geração do carro, abandonou o sistema de freios by wire (sem ligação mecânica entre o sistema de freios e o pedal), chamado de SBC (Sensotronic Brake Control). Mesmo assim, os discos de freio terão um sistema de secagem, para maior eficiência em piso molhado, e as versões AMG terão freios de cerâmica.

Além desses itens, o novo Classe E também é repleto de equipamentos de segurança, como sensores para detectar se o motorista está sonolento, sensores de mudança repentina de faixa e um sistema de controle de estabilidade capaz de lidar com pneus gastos e até com ventos laterais.
















Fonte: Mercedes-Benz

"Consumo e seguro são importantes para mim. Que carro até R$ 34 mil é recomendável olhar?"

"Olá, Gustavo, como vai?

Encontrei seu site por acaso e achei muito bacana. Parabéns! Já li vários posts em poucos minutos.

Decidi trocar meu Chevrolet Corsa VHC Hatch 1.0 2003 a gasolina. Comprei o modelo em 2005, pouco tempo antes de sair o flex... Gosto muito da dirigibilidade do carro, mas devo confessar que fiquei chateado pela forte desvalorização do meu Corsa, muito por causa do lançamento de um modelo superior logo depois da minha compra e também pelo efeito "IPI reduzido", que atingiu todos os usados. Quem mandou não se informar?

Meu interesse é por um modelo similar, mas com motor 1.4, mais adequado ao meu perfil 'escalador eventual de miniladeiras urbanas'...

Minhas preocupações são economia (na cidade e na estrada), seguro mais barato e 'beleza interior' (algumas pessoas ainda valorizam essa nobre qualidade). Minha faixa de preço é até uns R$ 34 mil (e olhe lá, raspando todas as economias!)

Meu interesse, a princípio, é comprar um modelo 2008 ou zero (ainda não decidi). Meus principais alvos têm sido os Peugeot 207 XR 1.4 (só o mais simples, pois os outros extravazam minha faixa de preço) e 206 (esse com preço bem interessante), o Sandero 1.6 (será que bebe muito mais que os 1.4?), e o próprio Corsa Max Econo.Flex 1.4 (com pé atrás por causa da desvalorização do meu).

Devo citar que fico um pouco desapontado com o acabamento interno da VW bem como sua "popularidade junto aos bandidos", daí a ausência dela na minha lista inicial. Mas confesso que ainda não entrei em um modelo 2009 desse fabricante. Também ouvi falar que o interior do Sandero é fraco, mas ainda não entrei em um.

Será que falta alguém na minha lista? Pode dar uma opinião sobre a questão?

Muito obrigado e novamente parabéns pelo trabalho!

Gustavo Santana"



Como vai, xará? Seja bem-vindo ao MotorDicas.

Você quer um carro até R$ 34 mil, que não seja 1-litro, com seguro em conta e interior bonito, além de não ser muito beberrão. Pois uma das melhores opções, com essas características, é justamente um Volkswagen: o Polo. Um modelo usado, 2007, pode ser encontrado exatamente nessa faixa de preço. O seguro dele não é, até onde eu sei, muito distante do de seus concorrentes, mas o carro é um primor de comportamento dinâmico, tem um excelente interior, bebe pouco e anda direitinho. O problema é que ele tem a perspectiva de mudar no ano que vem, o que poderia acarretar uma grande desvalorização se o carro fosse novo, mas, em se tratando de um seminovo, o efeito será mais leve.

Outra opção a considerar é o chamado VW Gol V, na verdade a terceira geração do carro, criada sobre a mesma plataforma do Polo, a PQ24. O acabamento interno é honesto, o carro bebe pouco e o novo modelo tem um seguro baixo em relação ao dos modelos anteriores. A questão é encontrar um 1,6-litro 2008 à venda. Fique de olho, também, e descubra os motivos pelos quais o carro está de volta ao mercado. Algumas unidades do carro estão sofrendo rachaduras espontâneas do parabrisa. Como isso pode ser um problema estrutural, comprar um carro com este problema será certeza de dor de cabeça no futuro.

Também existe o Fiat Punto, um carro que tem motor 1,4-litro. Quem tem um se queixa de que ele é pesado para este motor, mas o acabamento interno é moderno, ainda que não seja muito bem feito, o seguro é baixo e o carro é bastante atual. Dê uma olhada nele, pode ser que você encontre um usado em bom estado.

O Renault Sandero é um dos modelos mais interessantes do segmento, com um tremendo espaço interno. O acabamento interno, melhor que o do Logan, ainda pode dar a você uma impressão de simplicidade extrema, e é neste ponto que o carro pode deixar a desejar. O motor 1,6-litro, especialmente o 16V, é bastante econômico. Basta ter comedimento na hora de acelerar. Seguro é um ponto forte do carro, bastante baixo em relação aos da concorrência.

Se você tiver tempo para esperar, há algumas opções bem interessantes prestes a chegar ao mercado.

Uma delas é o VW Fox, que ganhará um interior mais completo, com um painel de instrumentos mais tradicional e menos econômico. Ele também será o primeiro Volkswagen brasileiros com a nova identidade visual da marca. É uma reestilização, mas o carro deve ficar interessante, especialmente para quem gosta de posição alta de dirigir. Eu não gosto.

A outra é o Chevrolet Viva, que pode ser lançado no Brasil com outro nome, mas deve ser o compacto premium da marca da gravata dourada. Como ele terá motor 1,4-litro, é possível que seu preço, novo, chegue nos R$ 35 mil, ainda que o mais certo fosse esperar por ele na casa dos R$ 40 mil, mesmo. Em todo caso, deve ter um interior bastante moderno, um motor que tem se mostrado econômico e cumpridor e, como todo lançamento, tem uma perspectiva baixa de desvalorização.

Pese estes fatores e faça a melhor escolha para você, Gustavo. Espero que a consulta o ajude.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo