Hyundai prepara seu anti-Nano. E ele pode ser vendido aqui

Dê uma boa olhada abaixo e diga se você não gostaria de ter um carro assim na garagem. Essa é a hipótese que o pessoal do Indian Autos Blog elaborou para o H800, carro pequeno que a Hyundai está desenvolvendo para a Índia e, depois, o mundo todo. Inclusive o Brasil.



Ainda que deva custar o dobro do que custa o Tata Nano (200 mil rúpias, ou algo em torno de R$ 7.400, ao câmbio de hoje), a proposta do carrinho é semelhante: custar pouco e oferecer o máximo possível por esse preço. Desenvolvido sob o código P08, o carro começa a fazer avaliações pela Índia, disfarçado de Hyundai Atoz. Serão dez mulas circulando pelo território daquele país para testar o motor de 800 cm³, todo em alumínio, com três cilindros e quatro válvulas em cada um. A montagem deve ser tradicional, dianteira.

Para quem acha que o carrinho será muito despojado, vale dizer que ele terá câmbio de cinco marchas, suspensão independente na dianteira, eixo de torção na traseira e já estará pronto a atender às normas Euro5 de emissões, o que permitiria vendê-lo na Europa.

Como o Brasil terá o i20 fabricado em Piracicaba, pode ser que esse seja o segundo produto abrigado na fábrica brasileira da marca. Demanda por um carrinho barato existe. Que o diga os e-mails recorrentes que recebemos de leitores querendo comprar um Tata Nano...



Fonte: Indian Autos Blog

Chevrolet Cruze ainda não chegou, mas já tem versão perua sendo preparada

O Chevrolet Cruze deve chegar ao Brasil em 2011. Lançado este ano em diversos mercados, inclusive na Índia, ele não deveria demorar tanto para desembarcar por aqui (a não ser que vá ganhar produção nacional, o que sempre demanda tempo). Seja como for, o interessante é ver que ele já está com uma versão perua em preparação, como revelaram nossos amigos do Indian Autos Blog, com fotos do leitor Sunil Sharma.



O Cruze tem 4,60 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e 2,69 m de entreeixos. Ele é equipado com quatro motores, três a gasolina (um 1,6-litro de 112 cv, um 1,4-litro turbo de 140 cv e um 1,8-litro de 140 cv) e um 2-litros turbodiesel de 150 cv e 320 Nm de torque a 2.000 rpm. A perua deve acompanhar essas medidas e motorizações em tudo. Seria uma ótima pedida para o mercado de peruas médio-grandes, que hoje conta apenas com a Renault Mégane Grand Tour.

Além da perua, o Cruze também deve ter uma versão hatchback. Se ela vem ao Brasil ou não é algo a que ainda não podemos responder, mas isso só aconteceria se o Vectra GT ou o Astra saíssem de cena. Pouco provável, portanto.

Fonte: Indian Autos Blog

Hyundai Azera vai mudar. E quem deda é o Kia Cadenza

Nem sempre a mudança em um automóvel é avisada pela fábrica ou por espiões. A do Hyundai Azera, por exemplo, foi denunciada pelo Kia Cadenza, novo sedã de luxo desta marca coreana. Baseado no carro-conceito KDN-5, ele ainda não teve a traseira revelada, mas, sendo o conceito e o modelo de produção tão parecidos, dá para ter uma ideia pela traseira do veículo conceitual. As primeiras imagens do carro foram divulgadas neste final de semana. Considerando seu estilo, o Azera tem com que se preocupar.



Ainda sem dimensões divulgadas, o carro usará motores de quatro cilindros e 2,4 litros com injeção direta de combustível e cerca de 200 cv, além do mesmo motor V6 de 3,3 litros e 245 cv do Azera, que também pode sofrer algum melhora no desempenho.

O lançamento oficial do carro na Coreia do Sul será no final deste ano. Em outros países, ele só chega em 2010. Isso, certamente, inclui o Brasil, onde o novo sedã certamente dará trabalho ao Hyundai. E com as mesmas armas que ele utiliza: um preço atraente e uma bela oferta de equipamentos de série.






Fonte: CarScoop

Conheça o Nissan Micra, o futuro carro pequeno brasileiro

Voltando de merecidas férias, peço desculpas aos leitores do MotorDicas pela demora nas atualizações, mas voltamos em grande estilo. Isso porque, como todo mundo já sabe, a Nissan quer crescer no Brasil. E crescer, no mercado brasileiro, significa que é preciso oferecer um veículo pequeno, de grandes volumes, para competir com VW Gol, Fiat Palio e companhia. E o carro que será feito por aqui será o sucessor do Micra, mostrado nos desenhos abaixo, divulgados oficialmente pela marca, e nos esboços mais abaixo, divulgados pela Car Magazine para mostrar todos os ângulos do novo veículo.



Chamado internamente de NGCC (Nissan Global Compact Car), o carro dará origem a uma nova família de automóveis. O primeiro deles será o hatch, desenvolvido sob o código X02A. Fala-se também em uma versão maior do hatch, a X02B, mas sobre ela há poucas informações. Depois do hatch, viriam também um sedã e uma minivan pequena, mas, no Brasil, é pouco provável que a versão minivan apareça. Até porque a Livina já tem preço de minivan compacta e oferece um espaço interno de carro médio. Melhor seria se o novo carro, que deve ser chamado de Micra, tivesse uma versão perua.

No exterior, o carro deve ser lançado no ano que vem. Por aqui, uma previsão otimista seria 2011, mas, como se trata de um modelo estratégico, não duvidamos que seu desenvolvimento esteja sendo acelerado para acontecer o quanto antes.

Os motores previstos para o carrinho são um 1,2-litro ou 1,3-litro e um 1,5-litro, nenhum deles fabricado no Brasil. Por aqui, o mais certo é apostar em um motor 1-litro e em um 1,6-litro, os mesmos usados nos Renault Sandero e Logan. O investimento em novos motores não faria sentido e a importação dos propulsores encareceria o preço do carro, que deve seguir a receita dos Renault e Nissan mais recentes: grande pacote de equipamentos a um preço acessível. A receita para conquistar clientes é oferecer uma excelente relação custo/benefício.

Como a Toyota e a Hyundai também andam preparando sua entrada no mercado brasileiro de compactos, e a Fiat deve lançar o novo Uno no ano que vem, o consumidor terá uma quantidade de opções nunca vista no segmento de mercado mais importante do Brasil. Tomara que saiba aproveitar, considerando todas elas na hora da compra.










Fonte: Car Magazine via CarScoop